Apresentamos a vocês a primeira versão do site linda. Fundado em 2018, em Goiânia, é uma iniciativa de duas estudantes de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), que desde o segundo período trabalham juntas e decidiram construir um site que retrate a mulher negra, seus obstáculos e sua cultura na sociedade, com foco na beleza interior e exterior.
O objetivo do site é ressaltar a beleza, a estética das mulheres negras, além de buscar um recorte de suas experiências sem perder a essência de ser mulher. Neste espaço será mostrado que ser linda é ser feliz do jeito que se é, com suas raízes e origem, assim o conceito de beleza parte da conquista e aceitação por ser simplesmente mulher negra e linda, sem preocupar com a sociedade que em sua maioria é racista.
Não sabíamos nada das questões relacionadas à mulher negra, mas tínhamos curiosidades e interesse em aprender, assim percebemos que esse tema era um espaço em branco na mídia. Mesmo com alguns assuntos sendo falados, existem muitos questionamentos interessantes que precisam ser discutidos. Decidimos produzir o site na fé e esperança de que daria certo.
Nessa primeira versão muita coisa ainda não foi concretizada, queríamos fazer uma roda de conversa com as mulheres negras, para estarem mais próximas delas e saber o que elas gostariam que abordasse no site, no entanto não foi possível. Mesmo assim, não desistimos e seguimos com o projeto. Realizamos a maioria das reportagens pessoalmente, com isso tivemos a oportunidade de conhecer e saber mais sobre a luta e conquista dessa mulher, o que possibilitou emoções durante a entrevista.
O site Linda trabalha temas atuais relacionados ao cotidiano
vivido por essas mulheres, além de contar histórias de aceitação e valorização da autoestima.

Shisleny Gomes, 22 anos, graduanda em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Isabel Cristina, 21 anos, graduanda em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).