top of page
Ler para conhecer
Por: Shisleny Gomes
Professora e mestre em letra linguística Adélia Freitas

Muitas escolas infantis aproveita a data 18 de abril para estimular a leitura. Nesse dia comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. Em homenagem a Monteiro Lobato, um dos maiores escritores da literatura infantil nacional. Larissa Rodrigues, 11 anos, é um exemplo de que não apenas nesta data, mas sempre quer ler. A criança aprendeu a gostar dos livros estimulada pela professora de português da terceira serie. “Eu sempre pego um livro, leio e devolvo na próxima semana. Isso acontece desde o começo das aulas, adoro ler”.

​

A professora e mestre em letra linguística Adélia Freitas explica a importância do estimulo. “Até os 12 anos a narrativa de contar estórias feitas por imagens e cores chama mais atenção da criança. A infância é o momento importante para a criança aprender a gostar de ler, pois desenvolve o gosto pela leitura e não o hábito que é imposto, ela compreende um universo imenso de criação”. Larrisa revela que as leituras constantes melhoraram o desenvolvimento na escola. “Minha professora sempre me elogia, diz que eu tenho uma boa leitura e me incentiva a ler mais”, afirma.

Segundo Adélia Freitas, dentro do pensamento do individuo que lê são analisadas experiências anteriores, a partir da leitura, a pessoa compara o conhecimento anterior e gera o novo. “Uma vez formado o gosto pela leitura, aquele individuo vai levar para ele.  E, como resultado, vai ser um cidadão de senso crítico desenvolvido, uma pessoa mais antenada na política, economia, realidade. É  um tipo de eleitor que o poder teme, porque enxerga além das palavras, o leitor é capaz de interpretar”.

  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page